Bombeiro alerta para situações de emergência

02-06-2013 18:16

24/04/2013 

 


Fonte. Foto: CML/Imprensa/Devanir Parra

 

22/04/2013 - 16:22:00

A Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Londrina promoveu no último sábado (20/4) pela manhã, uma palestra com o Major Alberto Bueno Cândido, chefe do Setor de Instrução e Planejamento do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Londrina com o tema “Prevenção, Combate a Incêndio e Controle de Pânico”. Participaram do encontro os vereadores Péricles Deliberador (PMN), Marcos Belinati (PP) e Roberto Fú (PDT), respectivamente presidente, vice e membro da Comissão de Segurança; a Promotora do Meio Ambiente, Solange Vicentin; o vice-presidente da Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná (FECAMPAR), Celso Melchíades além de servidores municipais e estaduais.

O vereador Péricles Deliberador, presidente da Comissão, explicou que o encontro visava informar os agentes públicos acerca das situações de risco e treinar as técnicas de enfrentamento nas ocasiões consideradas de emergência.A promotora Solange Vicentin, que coordena as atividades da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), comentou a valorização do tema em todo o Brasil, principalmente após a tragédia na boate de Santa Maria (RS). “Em Londrina a AIFU já fez este trabalho de prevenção há mais de cinco anos e fechamos muitos estabelecimentos porque as pessoas não cumprem o seu papel de oferecer aos clientes a segurança necessária”, explicou a promotora.

Solange Vicentin elogiou a iniciativa da Comissão porque segundo a promotora as ações de esclarecimento são importantes para conscientizar as pessoas. “Nos próprios órgãos públicos as pessoas se preocupam em verificar as condições dos equipamentos só quando tem fiscalização. Por isso parabenizo a Câmara de Vereadores e o Corpo de Bombeiros em oferecer este treinamento aos servidores públicos”, disse a promotora.

Após a exibição de um vídeo preparado pela equipe do vereador Péricles Deliberador que apresentou situações reais de incêndio e algumas técnicas de prevenção, o Major Luiz Alberto Bueno Cândido iniciou a palestra, mostrando inicialmente a estrutura disponível do Corpo de Bombeiros para Londrina e região. “Nosso Grupamento atende 61 municípios da região e por isso temos procurado levar ações como esta para todas as cidades com o objetivo de preparar as pessoas para agirem de forma correta nas situações de emergência”, afirmou o oficial.

Depois de falar sobre as técnicas de prevenção contra incêndio, Major Bueno enfatizou a necessidade dos servidores estarem preparados para a rápida de evacuação dos prédios públicos durante situações de emergência que muitas vezes não estão relacionadas a incêndios. O oficial do Corpo de Bombeiros lembrou que em 2001, logo após o 11 de setembro nos Estados Unidos, ameças terroristas se espalharam por todo mundo, inclusive com a distribuição por meio de cartas de uma substância letal, o Antraz. “Neste período eu estive na Câmara de Vereadores para uma ação que envolvia a suspeita de que o gabinete de um vereador havia recebido um envelope de Antraz. Evacuamos o prédio e sentimos que as pessoas não estavam preparadas para esta ação”, disse o Major.

Ele explicou a necessidade de que os prédios públicos não devem apenas possuir equipamentos de combate a incêndio mas principalmente devem estar sinalizados com alarmes sonoros e as pessoas devem ser treinadas para reconhecerem rotas de fuga. O oficial também fez uma demonstração da utilização dos extintores e ao final do encontro o Major Bueno se colocou à disposição da Câmara para um treinamento prático envolvendo todos os servidores.

Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277 PR Redação Salvador Francisco, MTB 1184 PR Fotografia Devanir Parra, MTB 2155 PR

 

Foto:Jornalista Marcio Albuquerque

    O que podemos comprovar neste evento organizado pela comissão de segurança pública de Londrina, a grande preocupação é a prevenção de incêndio e levar a informação  para o maior número de pessoas que poderão ser no futuro grandes salvadores de vidas através da propagação da consciência de que a melhor forma de se combater incêndios e através da informação e a conscientização.

    Com esta consciência que a FECAMPAR (Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná) e a Força das Organizações Comunitária  Focolondrina se  colocou a disposição para estar integrados com a comissão de segurança para que de uma forma organizada com outras instituições comunitárias possam estar levando a todas as comunidades o conhecimento que certamente salvarão milhares de vidas. 

Celso Melchiades

 

 

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 16:57

Vamos parar, pensar e refletir

24/07/2015       Hoje esta havendo mobilizações para conscientizar as pessoas sobre racionamento de água, preservação da natureza, reciclagem do lixo, e  terem uma vida com mais sustentabilidade, isso tudo devido ao aquecimento global, fator comprovado que esta afetando ao...

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode