Brigada Preventiva de Incêndio Focolondrina

12-03-2014 11:44

05/09/2013 

 

 

    Não da mais para ficar em silêncio enquanto a nossa administração se posiciona com total descaso a respeito da segurança de nossos filhos e netos que estuda em escolas municipais em londrina.

     A FECAMPAR (Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná) protocolou dia 30/ 04/2013 no gabinete do Prefeito de Londrina uma solicitação para que a Administração Municipal de Londrina organize palestras de prevenção de incêndio e controle de pânico nas escolas municipais e creches.

    Porque tomamos esta decisão?

     Porque os funcionários e professores não têm o mínimo de conhecimento de como se proceder em um princípio de incêndio e tão pouco em um incêndio de grandes proporções, eles não sabem se quer como se utiliza o equipamento de segurança, o extintor.    

    Qual foi a nossa surpresa ao receber a resposta de nossa solicitação que a administração Municipal havia solicitado ao corpo de bombeiros  que tomasse as devidas providências a respeito de tal solicitação, a administração não pode repassar para os bombeiros uma responsabilidade que é sua.

    A responsabilidade de zelar pela segurança dos munícipes e de total responsabilidade de sua administração e não dos Bombeiros.

    Esta administração se diz técnica, mais não sabemos técnica em que.  Não vamos mais esperar e nem ficar fazendo campanha de conscientização para que eles tomem providências a respeito de nossa solicitação, o fato esta ai comprovado, basta qualquer pessoa perguntar para si mesmo, você sabe como se proceder em eventual incêndio, ou melhor, você sabe como se utiliza um extintor de incêndio?

    A Organização Comunitária Focolondrina não vai esperar mais, não queremos ficar acusando e nem ficar esperando que as autoridades achem os responsáveis depois que o fato já tenha ocorrido, não queremos que outra catástrofe como de Santa Maria ocorra, por este motivo, tomamos à decisão de elaborar um plano de ação para trazer um pouco mais de segurança para nossa família e principalmente aos nossos filhos e netos que estudam e trabalham em Londrina.

     Não temos recursos para execução dos trabalhos de prevenção que pretendemos realizar, por este motivo estamos pedindo o apoio de Sindicatos de vários segmentos de Londrina e região e também de Empresários consciente dos riscos que estamos correndo por não termos o conhecimento necessário de prevenção de incêndio, esperamos poder contar com o apoio de todos.

Estaremos nos organizando através de Brigadas de prevenção que será formada por líderes comunitários de londrina.

        A brigada voluntária de prevenção vai atuar ativamente visitando as Entidades filantrópicas, com o objetivo de orientá-las sobre a necessidade de se prevenir de um eventual incêndio.

E quando se verificar alguma irregularidade, imediatamente o brigadista comunicará o fato ao Corpo de Bombeiros, para que se tomem as devidas providências de segurança.

O brigadista voluntário vai atuar também na comunidade e comercio ensinando e orientando os moradores e os comerciantes sobre formas de prevenção de incêndio e funcionamento correto do equipamento de segurança, agente extintor.

A sua atuação nas comunidades terá o papel de orientador e formador de novos brigadistas de prevenção, para que possam também participar no projeto de prevenção de incêndio.

 

            Como serão treinados e organizados os brigadista de prevenção.

    Serão formadas Comissões de segurança Comunitária de prevenção de incêndio com o Máximo de Três membros que administrarão o projeto de prevenção de incêndio no bairro ou comunidade que moram.

    Prédios comerciais e residenciais também serão incluídos no projeto de prevenção com o mesmo numero de voluntários organizando e orientando as outras pessoas sobre a importância da prevenção de incêndio.

    As comissões terão treinamentos específicos de acordo com os riscos e as necessidades levantadas na área de atuação do brigadista de prevenção.

    Através de treinamento e palestras de prevenção de incêndio ministradas por profissional qualificado na área, ou técnico de segurança do Trabalho.

    Os brigadistas deverão ser voluntários e morar no bairro de sua atuação.

    Todos receberão certificados de conclusão do curso de brigadista de Prevenção de Incêndio.

    O curso será Coordenado e organizado por Celso Melchiades Vice Presidente e coordenador Regional da FECAMPAR (Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná). Núcleo regional Londrina.

 

Londrina, 30 de agosto de 2013.

Atenciosamente

Celso Melchiades

Vice Presidente da Fecampar

Federação das entidades comunitárias e associações de moradores do Paraná.

 

 

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 17:02

PREVENÇÃO UMA PRIORIDADE PARA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO

14/01/2016       No dia 27 de janeiro próximo, fará 3 anos que 242 jovens morreram no incêndio da Boate Kiss, na verdade eles foram vítimas da falta de informação de como se proteger em um incêndio, acredito que se eles tivessem tido o mínimo de informação teriam se...

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode