Brigada Preventiva de Incêndio Focolondrina

12-03-2014 11:39

05/09/2013 

 

 

    Não da mais para ficar em silêncio enquanto a nossa administração se posiciona com total descaso a respeito da segurança de nossos filhos e netos que estuda em escolas municipais em londrina.

     A FECAMPAR (Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná) protocolou dia 30/ 04/2013 no gabinete do Prefeito de Londrina uma solicitação para que a Administração Municipal de Londrina organize palestras de prevenção de incêndio e controle de pânico nas escolas municipais e creches.

    Porque tomamos esta decisão?

     Porque os funcionários e professores não têm o mínimo de conhecimento de como se proceder em um princípio de incêndio e tão pouco em um incêndio de grandes proporções, eles não sabem se quer como se utiliza o equipamento de segurança, o extintor.    

    Qual foi a nossa surpresa ao receber a resposta de nossa solicitação que a administração Municipal havia solicitado ao corpo de bombeiros  que tomasse as devidas providências a respeito de tal solicitação, a administração não pode repassar para os bombeiros uma responsabilidade que é sua.

    A responsabilidade de zelar pela segurança dos munícipes e de total responsabilidade de sua administração e não dos Bombeiros.

    Esta administração se diz técnica, mais não sabemos técnica em que.  Não vamos mais esperar e nem ficar fazendo campanha de conscientização para que eles tomem providências a respeito de nossa solicitação, o fato esta ai comprovado, basta qualquer pessoa perguntar para si mesmo, você sabe como se proceder em eventual incêndio, ou melhor, você sabe como se utiliza um extintor de incêndio?

    A Organização Comunitária Focolondrina não vai esperar mais, não queremos ficar acusando e nem ficar esperando que as autoridades achem os responsáveis depois que o fato já tenha ocorrido, não queremos que outra catástrofe como de Santa Maria ocorra, por este motivo, tomamos à decisão de elaborar um plano de ação para trazer um pouco mais de segurança para nossa família e principalmente aos nossos filhos e netos que estudam e trabalham em Londrina.

     Não temos recursos para execução dos trabalhos de prevenção que pretendemos realizar, por este motivo estamos pedindo o apoio de Sindicatos de vários segmentos de Londrina e região e também de Empresários consciente dos riscos que estamos correndo por não termos o conhecimento necessário de prevenção de incêndio, esperamos poder contar com o apoio de todos.

Estaremos nos organizando através de Brigadas de prevenção que será formada por líderes comunitários de londrina.

        A brigada voluntária de prevenção vai atuar ativamente visitando as Entidades filantrópicas, com o objetivo de orientá-las sobre a necessidade de se prevenir de um eventual incêndio.

E quando se verificar alguma irregularidade, imediatamente o brigadista comunicará o fato ao Corpo de Bombeiros, para que se tomem as devidas providências de segurança.

O brigadista voluntário vai atuar também na comunidade e comercio ensinando e orientando os moradores e os comerciantes sobre formas de prevenção de incêndio e funcionamento correto do equipamento de segurança, agente extintor.

A sua atuação nas comunidades terá o papel de orientador e formador de novos brigadistas de prevenção, para que possam também participar no projeto de prevenção de incêndio.

 

            Como serão treinados e organizados os brigadista de prevenção.

    Serão formadas Comissões de segurança Comunitária de prevenção de incêndio com o Máximo de Três membros que administrarão o projeto de prevenção de incêndio no bairro ou comunidade que moram.

    Prédios comerciais e residenciais também serão incluídos no projeto de prevenção com o mesmo numero de voluntários organizando e orientando as outras pessoas sobre a importância da prevenção de incêndio.

    As comissões terão treinamentos específicos de acordo com os riscos e as necessidades levantadas na área de atuação do brigadista de prevenção.

    Através de treinamento e palestras de prevenção de incêndio ministradas por profissional qualificado na área, ou técnico de segurança do Trabalho.

    Os brigadistas deverão ser voluntários e morar no bairro de sua atuação.

    Todos receberão certificados de conclusão do curso de brigadista de Prevenção de Incêndio.

    O curso será Coordenado e organizado por Celso Melchiades Vice Presidente e coordenador Regional da FECAMPAR (Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná). Núcleo regional Londrina.

 

Londrina, 30 de agosto de 2013.

Atenciosamente

Celso Melchiades

Vice Presidente da Fecampar

Federação das entidades comunitárias e associações de moradores do Paraná.

 

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 16:59

OS MAIORES INCÊNDIOS DO BRASIL ANTES DE SANTA MARIA

05/12/2015        O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, chocou o Brasil: são 231 mortes confirmadas (a maioria por asfixiamento dentro da casa lotada e com apenas uma saída) e dezenas de feridos - muitos ainda em estado grave....

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode