Projeto recicla mais

23-07-2012 21:24
2012-05-30 04:21

    Este projeto se trata de um problema que afeta até mesmo países de primeiro mundo como aconteceu na Itália. Quando há aproximadamente três anos a trás, quando montanhas de lixo foram deixados nas ruas como se o Vesúvio tivesse entrado em erupção e ao invés de lava vulcânica, lixo muito lixo inundando as ruas.

    Pode parecer um assunto comum, já muito discutido e muitas das vezes negligenciado por autoridades como algo insolúvel ou de difícil solução, porem não podemos nos esquecer que ele afeta a todos, ricos e pobres, que em maior ou menor grau produz e geram lixo todos os dias. Esta situação tem levado os aterros sanitários ao limite onde enterrados além do lixo muito dinheiro e problema que explodirão com o tempo.

     Temos o maior lençol freático do mundo sob os nossos pés sofrendo a cada novo aterro iniciado ou desativando as conseqüências da contaminação pela decantação do lixo orgânico, na verdade e difícil saber quais problemas de saúde acontecerão à população que consumirem tal água contaminada ou os gases. Para o tratamento desta idéia simples de remanejamento e gerenciamento das políticas públicas para questão do lixo esbarram na falta de projetos adequados ou no repasse de verbas para a viabilização e implantação de novos sistemas de coleta e aproveitamento do lixo das grandes cidades.

 

PROPOSTA:

     Disponibilizar contêineres apropriados a cada cem metros em todas as ruas das cidades com mais de trezentos mil habitantes, começado pelos grandes centros até que todas as demais sejam contempladas. Os contêineres para papeis, plásticos, vidros, metais e orgânicos em suas cores próprias ficariam em pontas de fácil acesso da população dos bairros, com dimensões que não causem transtornos aos usuários. Com a implantação dos coletores faz necessário um programa de orientação e conscientização para o uso correto de todo o lixo gerado.

    O poder público municipal fica encarregado da infraestrutura de transporte do lixo reciclável inclusive do orgânico nos mesmos moldes já realizados, através de licitação pública.

    Os caminhões que recolhem o lixo atual passariam a recolhem somente o lixo dos contêineres de orgânicos. Estes sendo destinados para usinas de tratamento para a eliminação de sua nocividade para o meio ambiente e a geração de energia através da extração de gás metano ou como adubo orgânico.

    Veículos com carrocerias abertas, porém com divisórias para papeis, plásticos, vidros e metais, fariam a coleta deste material já separado pela própria população nos coletores.

    As cooperativas ficariam responsáveis pela recepção deste material, dependendo de sua capacidade de processamento, a manufatura adequada e a destinação para as indústrias interessadas.

    Uma parceria pública privada poderia de início alavancar os primeiros estágios do processo, o que não impede o poder público de transferir parte do processo para a iniciativa privada, ficando com o sistema de coleta e produção dos produtos e subprodutos da matéria orgânica. Todo o projeto tem potencial alto sustentável e gerenciável após completar o ciclo de coleta, processo repasse.

    Necessitando de estruturação do projeto consolidação de leis que a garantam e repassem de verbas até que se torne alto sustentável.

    O impacto social gerado por tal projeto, a melhoria médio e longo prazo são imensos, melhorias na qualidade de vida para os recicladores e para os que seriam atraídos por uma profissionalização deste trabalho melhorando substancial da renda e qualidade de trabalho em locais mais seguros, empregos formais e garantias de direitos trabalhistas.

    Um ciclo econômico para os municípios, geração de renda para que muitas pessoas possam sair da linha da pobreza extrema trazendo as para um novo mundo de possibilidades de crescimento e qualidade de vida dando mais velocidade para a roda econômica das cidades. Neste processo de crescimento da qualidade de vida dos municípios esta o foco principal que gera todo isto, a proteção do meio ambiente e a higiene das cidades, algo tão desejados por todos. Porém “mais importante do que idealizar é o realizar” e para isto é preciso abrir mão da briga política e ideológica visando tão somente à solução de um problema que afeta a todos ontem hoje e amanhã.  

    Mais importante do que discutir os méritos da semeadura é fazer parte na colheita que traz benefícios para todos, pois este é um projeto de um cidadão para todos.

 

    Rui Marcelo Barbosa

 

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 16:54

MUDAR PRA QUE, SE O QUE DÁ LUCRO É A TRAGÉDIA?

13/03/2014     Por anos, o que vemos é gente tirar vantagens da desgraça dos outros, desigualdade social, educação precária, saúde precária, ninguém investe em cultura, PORQUÊ?     Porque a desigualdade social mantém o pobre, o trabalhador e os demais que sobrevive...

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode