Richa lança Brigada Escolar 2014

08-04-2014 23:31

 08/04/2014

 

Agência Estadual de Notícias

Publicado em: 18/02/2014 - 09:23 | Atualizado em: 18/02/2014 - 09:32 

Arnaldo Alves/ANPr

 

Richa lança Brigada Escolar 2014 e entrega certificados dos Bombeiros

    O governador Beto Richa lançou nesta segunda-feira (17), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a segunda fase do programa Brigada Escolar, que neste ano formará 14 mil brigadistas nas escolas da rede estadual de educação. Eles receberão capacitação em combate a princípios de incêndios, primeiros socorros, plano de abandono. Richa também entregou certificados de vistoria do Corpo de Bombeiros às escolas que participaram do programa em 2013. Mais de 4.300 pessoas foram capacitadas no ano passado e, ao todo, 280 escolas estão aptas à certificação. A meta para 2014 é que esse número chegue a 436 escolas. Na sequência, serão adequadas as escolas de maior porte que exigem elaboração de projetos de Prevenção de Incêndios.

    “Esse programa é a clara demonstração da preocupação do Governo do Estado com a segurança dos nossos alunos, professores e funcionários, o que também faz parte das iniciativas para garantir uma educação de qualidade”, afirmou Beto Richa, na solenidade com a presença do vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Juceli Simiano Júnior, e do coordenador estadual da Defesa Civil e chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas.

    Richa apontou que no ano passado, o Estado investiu R$ 11 milhões em equipamentos de segurança para casos de emergências para todas as 2,5 mil escolas da rede estadual e conveniadas. Durante a cerimônia, três escolas receberam do governador a certificação do Corpo de Bombeiros: o Colégio Estadual Ilha das Peças (Guaraqueçaba), Colégio Estadual Joana Gurski (Araucária) e Colégio Estadual Contestado (Lapa).

    O diretor do colégio Campo Joana Gurski, José Hrycyna, disse que agora a escola está mais segura, porque tem um plano para qualquer ocorrência de emergência. “A preparação envolveu desde os profissionais que trabalham no setor administrativo incluindo professores e outros funcionários da escola que atuam no ambiente escolar”, afirmou. A escola de Araucária, região Metropolitana de Curitiba, atende 140 alunos nos períodos da manhã e noturno.

    Samuel Antonio da Silva, diretor do Colégio Estadual do Contestado, da Lapa, que também recebeu o certificado do Corpo de Bambeiros, contou que depois dos acontecimentos envolvendo jovens na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a sociedade passou a se preocupar também com a segurança nas escolas. “O treinamento com os professores pela Defesa Civil e com o investimento em equipamentos, como extintores e luzes de emergência, se acontecer algo agora estamos preparados”, afirmou.

Pioneiro

    Iniciado em 2012, o Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola envolve a Secretaria de Estado da Educação, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Paraná. Considerado uma iniciativa pioneira no país, o programa já rendeu ao Paraná a condição de modelo para outros estados segundo o Ministério da Educação.

    A Brigada Escolar promove a adequação de prédios escolares para o cumprimento das exigências do Código de Prevenção contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros. Elas são compostas por, no mínimo, cinco brigadistas por instituição.

Capacitação

    Os diretores e pedagogos das instituições participantes também foram capacitados a realizarem exercícios simulados de abandono da edificação escolar. De acordo com o programa, toda escola deve realizar, no mínimo, um exercício simulado de abandono de edificação por turno em cada semestre, constando no calendário escolar.

    As capacitações tiveram início no ano passado, com a participação de 3.188 brigadistas na modalidade de ensino a distância e 1.111 brigadistas na forma presencial. Em 2014, serão capacitados 14 mil profissionais da educação. Serão 60 horas de aulas teóricas (na modalidade de Educação a Distância) e 16 horas de aulas práticas (presenciais).

 

 

 

 

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 17:01

MUITO MAIS QUE LUTAR PELA PREVENÇÃO É NÃO MEDIR ESFORÇOS CONTRA A IMPUNIDADE

28/12/2015        No início de 2013, o Vice Presidente da FECAMPAR Celso Melchiades, soube através da imprensa sobre as mortes ocorridas no incêndio da Boate Kiss na cidade de Santa Maria, onde 242 jovens inocentes perderam suas vidas tragicamente, se colocando no lugar...

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode