Vereadores de Londrina aprovam lei antifumo

16-09-2011 11:13


Quarta-feira, 14 de setembro de 2011

- Londrina: nublado min: 12° max: 28°

https://exame.abril.com.br/assets/pictures/10268/size_380_cigarro-ok-jpg.jpg?1286682799

    SAÚDE

    Agora o projeto de lei segue para sanção do prefeito. De autoria do vereador Gérson Araújo (PSDB), projeto determina que nos recintos coletivos sejam destinadas áreas exclusivas para o fumo

08/04/2009 | 20:28 Stella Meneghel

    A exemplo de São Paulo, Londrina também deve ter uma lei antifumo, que foi aprovada na Câmara Municipal, e segue para sanção do prefeito.     Naquele estado, o projeto foi aprovado na noite de terça-feira (7) eproíbe o fumo em espaços coletivos, públicos ou privados, e em recintos de trabalho coletivo, replicando a lei federal 9.294/96. Caso o governo estadual sancione a lei, ficará proibido fumar em espaços coletivos fechados, acabando com os fumódromos. Só será permitido fumar na rua, em casa ou no carro.

    O avanço da norma municipal é que ela atualiza o valor da multa para o estabelecimento que descumpri-la, em R$ 200, e prevê o cancelamento do alvará de licença na quarta infração. O projeto de lei aprovado em Londrina, de autoria do vereador Gerson Araujo (PSDB) e que também depende de sanção do Executivo, determina que nos recintos coletivos sejam destinadas áreas exclusivas para o fumo, “devidamente isoladas e com arejamento conveniente.”

    Para o diretor regional da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes de Londrina (Abrasel), Arnaldo Falanca, a lei é boa. “Alguns estabelecimentos terão que se adequar, mas sabemos que o cigarro é prejudicial e também estamos preocupados”, disse. “Mas acredito que a maior regulamentação vem mesmo do mercado, da oferta e da procura, a população não quer mais o cigarro”, observou.

    Podem ser prejudicadas as boates, mas o que a lei municipal pode vir a determinar já está prevista na lei federal e não é cumprida. “[A fiscalização] vai acontecer na medida em que houver reclamação”, afirmou o vereador Araújo.

    Paraná

    Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 243/08, que “proíbe o uso do fumo e derivados do tabaco em recintos cobertos ou fechados, públicos ou privados, em todo o estado do Paraná”. Segundo a assessoria de imprensa da Casa, não há previsão de quando o projeto, de autoria do deputado estadual Stephanes Júnior (PMD), seja votado pelos deputados.

 

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 17:02

PREVENÇÃO UMA PRIORIDADE PARA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO

14/01/2016       No dia 27 de janeiro próximo, fará 3 anos que 242 jovens morreram no incêndio da Boate Kiss, na verdade eles foram vítimas da falta de informação de como se proteger em um incêndio, acredito que se eles tivessem tido o mínimo de informação teriam se...

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode