Escolas estaduais recebem novos equipamentos de combate a incêndio

12-03-2014 11:55

 

13/09/2013 11:30

    Todas as escolas da rede estadual do Paraná estão recebendo novos equipamentos de combate a incêndio. Nesta sexta-feira (13), o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns, entregou parte destes equipamentos e também certificados do curso de formação de Brigada Escolar, no Colégio Estadual Dom Pedro II, em Curitiba. Arns também fez a doação de dois terrenos paro o Corpo de Bombeiros - um em São José dos Pinhais e o outro em Piraquara, municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
    O Governo do Estado investiu mais de R$ 4 milhões na compra de 30 mil extintores, 60 mil placas de sinalização e 30 mil blocos de iluminação de emergência para o Programa Brigada Escolar. “É um investimento importante e necessário. O grande desafio é preservar a vida, fazer com que todas as pessoas fiquem em segurança. As brigadas escolares estão constituídas nos colégios e tudo isso faz parte de uma política pioneira no Brasil”, destacou o vice-governador. 
    Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Educação e entregues nos quartéis dos Bombeiros nas várias regiões do Estado. A distribuição nas escolas está sendo organizada pelos Núcleos Regionais de Educação. 
    Os extintores e placas estão chegando primeiro. Cada escola receberá uma média de 10 a 12 extintores, dependendo do porte. Numa segunda etapa, ainda neste semestre, serão entregues os blocos de iluminação. A Secretaria da Educação repassou uma cota de R$ 2,3 mil para cada colégio instalar os equipamentos, que seguem especificações do Corpo de Bombeiros. 
    Todas as escolas da rede estadual têm funcionários que participaram do curso de Brigadista Escolar. A capacitação faz parte do Programa Brigada Escolar criado pelo Governo do Estado em 2011. Mais de 6 mil pessoas já são brigadistas escolares e ficam responsáveis por implantar o Plano de Abandono, que deve ser aplicado em casos de incêndio, explosão ou de outras situações em que seja necessário retirar a comunidade escolar das instalações.
    O tenente coronel e coordenador da Defesa Civil, Edmilson Barros, explicou que a meta é ter aproximadamente 18 mil brigadistas escolares até o fim de 2014. “A formação dos brigadistas é fundamental para aplicar o plano de abandono do prédio escolar com segurança. A atual gestão tratou de forma séria essa questão e hoje o Paraná é referência para outros estados”, disse. 
    NOVIDADE - As 413 escolas especiais do Estado receberão o treinamento de plano de abandono, além de equipamentos como extintores, sinalização e luz de emergência. O curso de brigadista tem duração de 60 horas e conta com aulas práticas e teóricas. 
    A Brigada Escolar é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar. O Programa tem como foco desenvolver a cultura da prevenção e da segurança nas comunidades escolares do Paraná. 

Fonte: Agência de Notícia do Paraná

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 17:02

PREVENÇÃO UMA PRIORIDADE PARA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO

14/01/2016       No dia 27 de janeiro próximo, fará 3 anos que 242 jovens morreram no incêndio da Boate Kiss, na verdade eles foram vítimas da falta de informação de como se proteger em um incêndio, acredito que se eles tivessem tido o mínimo de informação teriam se...

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode