Praça Tomi Nakagawa.

13-08-2011 18:27

 

https://www.bonde.com.br/img/bondenews/2011/07/img_1_3_4049.jpg

https://rc1490.com/wp-content/uploads/2011/07/praca.jpg

https://3.bp.blogspot.com/_tGO4aOVsXDI/TPy7ZMy03BI/AAAAAAAAAE0/rDMgF-Qlj4E/s320/DSC_0752.JPG

 

    Toshio Icizuca

    Em setembro de 2008, quando estive em Londrina, tive a oportunidade de conhecer a Praça Tomi Nakagawa, construída em homenagem aos imigrantes japoneses por ocasião da comemoração do Centenário da Imigração ao Brasil.

    Confesso que fiquei encantado e emocionado ao visitar a referida praça, pois tudo que ali se encontra, desde as pedras trazidas do Japão, toriis autênticos, chafarizes com os bicos ocultos, o lago seco, o monumento aos imigrantes que se radicaram na cidade, tudo isso representa a soma de suores derramados pelos primeiros imigrantes, entre os quais meus pais, já falecidos.

    Não conheço outras praças ou monumentos especialmente construídos em homenagem aos imigrantes, porém acredito que a obra de Londrina seja uma das mais significativas, e talvez a maior em termos de área ocupada e beleza das construções. Londrina merece ter uma obra como esta, uma vez que é a segunda cidade do Brasil em número de nikeys, vindo logo depois de São Paulo.

    Desde àquela visita não tenho ido à cidade, e se tivesse tido essa oportunidade certamente teria passado na Praça para revê-la, e verificar se ela está bem conservada e cuidada com carinho, como deve ser feito com todos os monumentos em homenagem às pessoas caras à cidade, pela sua história. Mas ao ver as fotos e relatos enviados por uma londrinense (não nikkey), pela internet, mostrando a atual situação da Praça, fiquei triste. Não conheço essa pessoa, mas parece ser uma londrinense que ama a sua cidade e se preocupa com o desmando da administração municipal, segundo suas palavras. As fotos mostram o estado de abandono da Praça, invadida por desocupados e mendigos, lixo amontoado em torno da mesma, tirando o brilho do logradouro que é o símbolo da colônia japonesa de Londrina.

    Em setembro próximo estarei novamente em Londrina, a minha querida cidade natal, para participar do encontro dos ex-alunos do Seiryogakuen, e rever os amigos que tiveram aula de japonês nessa entidade na década de quarenta. Na ocasião, pretendo rever a Praça tão bonita como era há três anos. Espero não encontrar o lixo mostrado como na foto, nem os mendigos e desocupados.

    Na verdade, decidi escrever essa crônica após o recebimento da terceira mensagem da pessoa citada, todas elas com fotos anexas, mostrando o aparente estado de abandono daquele local. O crédito dado a ela é de minha inteira responsabilidade, pois ela não me pediu nada, simplesmente me enviou as mensagens como uma cidadã prestante, uma atitude que considero digna de elogio.

    Toshio Icizuca é engenheiro e escritor.

    Matéria enviada por Arline Silva

 

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 17:02

PREVENÇÃO UMA PRIORIDADE PARA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO

14/01/2016       No dia 27 de janeiro próximo, fará 3 anos que 242 jovens morreram no incêndio da Boate Kiss, na verdade eles foram vítimas da falta de informação de como se proteger em um incêndio, acredito que se eles tivessem tido o mínimo de informação teriam se...

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode