REALIZADA A 1ª CONFERENCIA MUNICIPAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.

08-12-2011 09:48

    Aconteceu nesta terça feira dia 30 de novembro de 2011, a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade – LDAPR, etapa Municipal de Londrina.

    O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades, delegados e observadores que discutiram acaloradamente as mais de 80 propostas tiradas de duas pré-conferências realizadas nos dias 18 e 22 de novembro passado.

    Depois de uma série de debates, foram votadas 40 propostas que deverão ser encaminhadas para a Conferência Regional que acontece em Cambé, dia 09 de dezembro próximo e depois se aprovadas seguirão para a etapa estadual de 12 a 14 de março de 2012.

    Como Londrina é a maior cidade da Região e Cambé a cidade sede, foram ambas contempladas com 50 vagas de delegados cada e mais 10 de cada cidade da região que irão para a etapa regional, perfazendo um número de mais de 300 delegados, sem computar autoridades e observadores. As 50 vagas pertencentes à Londrina foram disputadas com muita disposição e critério entre os mais de 128 delegados credenciados, florescendo em alguns desinteressados no começo do evento, vontade e disposição para a continuação como delegado, ante a importância das propostas que visam controle dos cargos públicos e suas atuações, bem como a transparência dos gastos públicos.

    O presidente da conferência foi Hélcio dos Santos controlador do Município, esteve presente Eduardo de Biaggi da Controladoria Geral da União e na presidência da comissão organizadora, Fábio Cavazotti, vice-presidente do Observatório de Gestão Publica de Londrina que contou com uma equipe com muita disposição, embora os prazos de tais eventos, quase foram perdidos, ante a demora do município em assinar o decreto de convocação da Conferência, mas só foi feito ante a possibilidade de uma Conferencia Livre que poderia acontecer por iniciativa da Sociedade Civil.

    Das 80 propostas a mais votada, foi a da criação da Câmara Popular, que tem como base o acompanhamento dos trabalhos de vereadores e seu custo-benefício. A idéia é que as entidades acompanhem os trabalhos de cada vereador e observar se eles votam em favor da cidade ou em favor de si próprio. Esta proposta foi apresentada pela FECAMPAR LONDRINA e por Carlos Zapata (presidente do Conselho de Usuários da Sercomtel) e Celso Melchiades (2º vice-presidente da entidade), respectivamente, ambos, membros atuantes do Focolondrina.

    Também foi aprovada na Consocial a proposta de implantação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, com representantes da sociedade, governos e instituições de ensino. O Conselho terá a missão de tornar permanente a fiscalização dos órgãos públicos e promoção da Transparência e Controle Social.

    O projeto Câmara Popular de Londrina foi apresentado pela FECAMPAR LONDRINA e defendido assiduamente por Celso Melchiades, Carlos Zapata, Jurandir Rosa e Márcia F. Faria na Conferência da Consocial em Londrina.

   

Matéria redigida por Carlos Zapata e Celso Melchiades.

 

 

Contatos

Focolondrina

focolondrina@hotmail.com

Av: Do Sol nº.541 Jd do Sol - Londrina-PR

(43) 9 9971 9554

Procurar no site

Notícias

03-05-2016 17:02

PREVENÇÃO UMA PRIORIDADE PARA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO

14/01/2016       No dia 27 de janeiro próximo, fará 3 anos que 242 jovens morreram no incêndio da Boate Kiss, na verdade eles foram vítimas da falta de informação de como se proteger em um incêndio, acredito que se eles tivessem tido o mínimo de informação teriam se...

noticia

Esta seção está vazia.

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

  

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode